sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Pesquisa Revela "Como ser um bom Aluno"

Pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) revela que para ser um "bom aluno" é preciso ser interessado. Estudo conduzido pela mestra em educação Andreza Maria de Lima, com 200 professoras da Rede de Ensino do Recife, aponta também que alunos que tem bons resultados, geralmente respondem positivamente à questões de ordem familiar, de comportamento e afetiva.
Dos elementos da pesquisa, o campo "interesse do aluno" foi considerado o principal pelos pesquisadores. Os demais foram chamados, na pesquisa, de elementos do sistema periférico, aquele associado as caractrísticas individuais e do contexto vivido pelo aluno. Segundo Andreza, “a classificação do aluno como sendo ‘bom’ ou ‘ruim’ não é algo indicado pela pedagogia”.
O estudo aponta que os avanços nas políticas educacionais contemporâneas e na literatura pedagógica estão, progressivamente, desconstruindo crenças preconceituosas.
"É clara a importância de se considerar cada aluno na sua individualidade, evidenciando que o ato de aprender nada tem de mecânico do ponto de vista da criança que aprende. Cada criança se coloca problemas, constrói sistemas interpretativos, pensa, raciocina e inventa ao buscar compreender os diversos objetos de conhecimento", conclui a pesquisadora.
Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM

Continue lendo >>

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Um Pouco sobre a nossa Escola

Código da Escola - 23023953

Cidade - Santana do Acaraú         CEP - 62150000       Localização - Urbana


Endereço - Rua Nonato Arcanjo N° 100     Bairro - Centro


Estado - Ceará


Região - Nordeste

Telefone/Fax - (88)3644 6231      Email- eefmnazareseveriano@bol.com.br

Dependência Pública - Estadual




Continue lendo >>

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Uma visão sobre a Educação da Humanidade

Continue lendo >>

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Fidel dará aula a universitários para advertir sobre ameaças de uma guerra nuclear

O ex-presidente de Cuba Fidel Castro vai ministrar amanhã (3) uma aula para os estudantes universitários de Cuba, na Universidade de Havana – a mais tradicional do país. Na aula, ele fará um alerta sobre o risco de uma guerra nuclear. Segundo Fidel, o objetivo é que os universitários tenham consciência das ameaças e consequências causadas por um eventual conflito nuclear mundial.
As informações são do jornal oficial cubano, o Granma. A aula de Fidel será transmitida pelas redes estatais de televisão Cubavisión e Cubavisión Internacional, além das emissoras oficiais Rádio Havana Cuba e Rádio Rebelde.
No último dia 7, Fidel discursou na Assembleia Nacional de Cuba. Em um discurso de menos de meia hora, o cubano afirmou que o único capaz de evitar esse risco é o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Segundo ele, um conflito dessa ordem levará à morte “instantânea” de milhares de pessoas, inclusive de norte-americanos.
“Um homem terá de tomar uma decisão solitária. É o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama”, afirmou Fidel, na presença dos parlamentares.
Nos últimos meses, Fidel intensificou as críticas às sanções impostas ao Irã por parte da comunidade internacional. Desde junho, o Irã sofre restrições de parte da comunidade internacional, liderada pelos Estados Unidos, por suspeitas de que o seu programa nuclear esconda a produção de armas atômicas. O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, nega as acusações.
Fidel elogiou os esforços do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em negociar um acordo de paz e a suspensão das medidas restritivas ao país.
O ex-presidente cubano está afastado do governo desde 2006, quando foi substituído no cargo pelo irmão Raúl Castro. Fidel renunciou para cuidar da saúde. O ex-presidente cubano ocupa a função de segundo-secretário do Partido Comunista de Cuba. Nos últimos meses, ele voltou a aparecer em público e tem participado de eventos sociais.

Fonte: UOL Educação

Continue lendo >>

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

11 de Agosto, Dia do Estudante





Hoje, 11 de agosto, comemora-se uma das datas mais importantes do ano. Hoje é do dia do Estudante. Nada melhor do que deixar aqui em nosso blog uma homenagem a todos os estudantes não só de nosso colégio, mas de todo o Brasil e do Mundo.




O Caderno
Padre Fábio de Melo

Sou eu quem vou seguir você
do primeiro rabisco até o bê-a-bá
em todos os desenhos coloridos vou estar
a casa, a montanha, duas nuvens no céu
e um sol a sorrir no papel

Sou eu que vou ser seu colega,
seus problemas ajudar a resolver
lhe acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver
Serei de você confidente fiel,
se seu pranto molhar meu papel

Sou eu que vou ser seu amigo,
Vou lhe dar abrigo, se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel

O que está escrito em mim comigo
Ficará guardado, se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer
Só peço a você um favor, se puder
Não me esqueça num canto qualquer


[MENSAGEM]
Eu não sei se você se recorda do seu primeiro caderno, eu me recordo do meu.
Com ele eu aprendi muita coisa, foi nele que eu descobri que a experiência dos erros
Ela é tão importante quanto às experiências dos acertos
Porque vistos de um jeito certo, os erros,
Eles nos preparam para nossas vitórias e conquistas futuras
Porque não há aprendizado na vida que não passe pelas experiências dos erros

O caderno é uma metáfora da vida,
Quando os erros cometidos eram demais, eu me recordo,
Que a nossa professora nos sugeria que a gente virasse a página.
Era um jeito interessante de descobrir a graça que há nos recomeços.

Ao virar a página, os erros cometidos deixavam de nos incomodar e a partir deles,
A gente seguia um pouco mais crescido.

O caderno nos ensina que erros não precisam ser fontes de castigos.
Erros podem ser fontes de virtudes!
Na vida é a mesma coisa, o erro tem que estar à serviço do aprendizado;
Ele não tem que ser fonte de culpas e vergonhas.
Nenhum ser humano pode ser verdadeiramente grande
sem que seja capaz de reconhecer os erros que cometeu na vida.

Uma coisa é a gente se arrepender do que fez! Outra coisa é a gente se sentir culpado.
Culpas nos paralisam. Arrependimentos não!
Eles nos lançam pra frente, nos ajudam a corrigir os erros cometidos.

Deus é semelhante ao caderno.
Ele nos permite os erros pra que a gente aprenda a fazer do jeito certo.

Você tem errado muito?
Não importa, aceite de Deus essa nova página de vida que tem nome de hoje!
Recorde-se das lições do seu primeiro caderno.
Quando os erros são demais, vire a página!


[FINAL]
O que está escrito em mim comigo
Ficará guardado, se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer
Só peço a você um favor, se puder
Não me esqueça num canto qualquer.



Feliz dia do Estudante a Todos ; )

Continue lendo >>
<<

  ©E.E.F.M Nazaré Severiano - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo